Home » Economia » A fronteira de possibilidades de produção

A fronteira de possibilidades de produção

A fronteira de possibilidade de produção é um modelo econômico utilizado para comparar a capacidade que um país tem de produzir dois bens dados os fatores de produção (mão-de-obra, recursos financeiros, recursos materiais…) e a tecnologia disponível.

A idéia tem tudo a ver com tradeoff. Ou seja, se você tem 100 de “recursos” e dois produtos a serem feitos, você vai ter que escolher qual parte desses recursos vão para o produto A ou para o produto B.

Imagine um agricultor que pode escolher entre produzir carne ou batatas. Se esse agricultor trabalhasse o dia todo com carne, poderia produzir 100 kg de um suculento bife. No entanto, se decidisse utilizar seu tempo integral com batatas, ele conseguiria produzir 300 kilos desse alimento.

Se fossemos alternando a quantidade de carne ou batata produzida, poderíamos montar o seguinte gráfico:

Esse gráfico é o que chamamos de Fronteira de Possibilidades de Produção:

Um gráfico que mostra as combinações de produto que a economia tem a possibilidade de produzir dados os fatores de produção e a tecnologia de produção disponível. – Por Gregory Mankiw

Dessa forma, qualquer ponto sobre a linha ( como o ponto A ou B ) representam a produção máxima que o agricultor pode ter, com diversas combinações entre quantidade de carne ou batatas.

Nesse mesmo cenário podemos também utilizar o conceito de custo de oportunidade. Por exemplo, no contexto acima, podemos dizer que a produção de 1 kilo de carne custa 3 kg de batatas. E a produção de 1 kg de batata, custaria 333 gramas de carne (aproximadamente :) ).

Ainda sobre esse modelo é possível ressaltar dois casos: pontos abaixo da curva e pontos acima da curva:

Os pontos abaixo da curva, como é o caso do ponto C, são para casos onde a produção está aquém da capacidade do país (ou do agricultor :) ). Isso pode acontecer por vários motivos:

  • Desemprego generalizado;
  • Peste negra, parte II;
  • Uma praga que devastou lavouras;
  • Um meteoro caiu e acabou com a vida na terra.

Já para pontos acima da curva, como nosso amigo o ponto D, bem… isso simplesmente não acontece.  É impossível um país produzir além de suas fronteiras de produção, a não ser que a curva se movimente.

A curva pode se movimentar sempre que os recursos aumentam ou quando a tecnologia melhora. No caso do nosso agricultor, isso talvez pudesse acontecer se ele comprasse uma máquina para tratar as batatas. Dessa forma, a quantidade de batata que poderia ser produzida num dia de trabalho iria aumentar, deslocando assim a fronteira de possibilidades de produção do agricultor.

Por hoje é só pessoal, fique ligado para mais posts sobre economia. E escreva um comentário, sua opinião é muito importante para nós. Ou não. ;)

Tags :
Previous post link
Next post link

About Rafael Vieira

Rafael é corredor de Mario Kart, Sniper e sabe fugir de um castelo cheio de nazistas.
  • LIGIA

    GOSTEI DA EXPLICAÇÃO FOI BEM CLARA E OBJETIVA, COM PALAVRAS DE FACIL ENTENDIMENTO, OBRIGADA ME AJUDOU NO MEU TRABALHO!

    [Responder]

  • Deborahsarah2009

    Olá Rafael! O meu nome e Deborah Sarah, tenho 14 anos mais ja pensso em pesquisar sobre como funciona o mercado da trabelho. O seu site e muito interessante pois traz boa informações e ideias que possa me ajudar em uma boa formação para que eu seja uma boa profissional daqui alguns anos neh!!! kkk
    Olhja eu gostei muito e agora vou entra sempre que eu puder e irei deixar meu comentario ta.bjos foi um prazer!!! Parabens pelo o seu trabalho e muito obrigada!!!

    [Responder]

    rafael Reply:

    Oi Deborah, obrigado por seu comentário!

    [Responder]

  • http://pulse.yahoo.com/_HDHYDP4O26SI5PU7JC2F52XEI4 davi

    rafael estou com uma dúvida de como montar uma curva de produção que não tenho aparentemente todos os dados poderia me ajudar?
    a matéria seria deste link:
    http://www.valoronline.com.br/online/materias-de-construcao/46562/312574/utilizacao-da-industria-de-material-de-construcao-avanca-

    [Responder]

  • Diego

    Valeu! Me ajudou a entender bem essa matéria.

    [Responder]

  • Hernani

    bom conceito. valeu mesmo, esta bem resumido e objectivo… parabens….

    [Responder]

  • Dallas

    Dallas

    [Responder]

  • Dallas

    Valeu por esta. Continuem com o trabalho.

    [Responder]

  • simao baptista pedro

    valeu me ajudou a entender a materia simao baptista

    [Responder]

  • KELLY SOUZA

    MUITO OBRIGADA,CONSEGUI ENTENDER MELHOR QUE NO MEU LIVRO.

    [Responder]

  • Ana Gabriella

    Estava lendo o livro “Economia: Macro e Micro” e me deparei om o conceito de Curva de Possibilidade. Resolvi pesquisar para encontrar um exemplo mais prático, e encontrei o seu site. Ótima explicação, bastante didática. Obrigada, continue assim. 

    [Responder]

  • Agda_oliver

    Muito bom…bem explicativo, bem fácil de entender. Estou estudando economia e o jeito é pesquisar mesmo. Ver opinião de economistas diversos…..excelente postagem. Parabéns….

    [Responder]

    Rafael Vieira Reply:

     Obrigado! :D

    [Responder]

  • Lyz

    Amanha tenho prova, isso me ajudou muito, muito mesmo !

    [Responder]

    Rafael Vieira Reply:

    Que bom :) !

    [Responder]

  • Claudinasheila

    gostei imenso 

    [Responder]

  • Gabriela

    Olá , meu nome é Gabriela, tenho 22 anos e estou estudando Gestão Financeira, estou lendo o livro FUNDAMENTOS DE ECONOMIA , VASCONCELLOS, no exemplo citado no livro não consegui entender muito bem, mas por aqui ficou melhor. Estou estudando para a prova que tenho já amanhã e uma das questões que tenho que apresentar graficamente a razão do formato da curva de prudução. Mas, na verdade ainda não sei como fazer isso. Mesmo assim obrigada… 

    [Responder]

    Rafael Vieira Reply:

    Pense que é como se cada uma das opções de produção, (no exemplo usamos Batatas e Carne), tivesse desanhado um ponto em um gráfico em braco. Quando você produz 240 kgs batatas, você pode produzir 80 kgs de carne. Se você for alternando o número de batatas, o número de carnes também será alterado, quanto maior o número de batatas, menor a quantidade de carne. Se você fizesse o exercício de tentar todas as possibilidades de produção desses dois itens e marquasse no gráfico os pontos relacionados a cada um deles, você veria o padrão da “Curva” emergir.

    [Responder]

  • Paula Loiola

    simplesmente maravilhoso o site :D ótimo mesmo !  Ajudou bastante, obrigada :D

    [Responder]

  • gleudisom gomes

    bacana!

    [Responder]

  • Renatha Valessa

    Eu gostei do exemplo prático da carne e da batata. Este assunto me deixa louca! Abraço.

    [Responder]

  • Flávia Santos

    Muito útil para meu aprendizado. Muito obrigada… :)

    [Responder]

  • DAny

    Muito hoje tenho prova de economia e mim ajudou bastante.
    OBG.

    [Responder]

  • leticiaoliveira

    vc rafael tade parabens

    [Responder]

  • Legendre

    Gostei bastante do post. Simples, objetivo e bem humorado. Obrigado!

    [Responder]

Scroll To Top
Close
Curta a página
Ao clicar em um desses botões você ajuda o blog a crescer!